Memória: tarefas a realizar

Estamos a estudar a Memória (páginas 85 a 93)

TAREFA 1


Porque é que o esquecimento não é um fenómeno negativo, um "buraco na memória"?

O esquecimento é um fenómeno natural que atinge todas as pessoas. «Não é um fenómeno negativo, um simples buraco na memória, há coisas inúteis que vale a pena esquecer. Mas há coisas fundamentais que gostaríamos de não esquecer e esquecemos.


Certos acontecimentos traumáticos são "esquecidos" para sempre. Porquê?

são esquecidos por auto-defesa do nosso organismo. se nos lembrassemos sempre dos acontecimentos traumáticos iriamos estar a prejudicar a nossa estabilidade emocional.

Como seria a vida de uma pessoa incapaz de esquecer?

Seria uma pessoa sem estabilidade emocional pois não ter capacidade para perdoar


Demonstra a complementaridade entre o esquecimento e a memória.



Memória imediata. É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos, não deixando "traços".


Memória de curto prazo. É a memória com duração de algumas horas. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar do que se vestiu no dia anterior, ou com quem se encontrou.


Memória de longo prazo. É a memória com duração de meses a anos. Um exemplo é a capacidade de aprendizado de uma nova língua.


Distinguir memória declarativa de memória procedimental;

Memória de procedimentos. É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.

Memória declarativa. É a capacidade de verbalizar um fato

TAREFA 3

Quando sublinhamos um texto, estamos a utilizar um processo de codificação visual simples que nos permitirá reter os dados mais importants (Manual, pág. 87)


Outras formas de codificação consistem em


esruturação da informação;
codificação por compreenão;


codificação por contextualização.Dá exemplos destas 3 formas de codificação.

TAREFA 4

Preenche as fichas de trabalho das páginas 65, 67 e 73 do teu caderno de actividades e que se encontram publicadas nas próximas mensagens.

Sem comentários: