Ficha de Trabalho: Psicologia e Desporto
Página 43 do Caderno de Actividades
Aos 27 anos, na flor da idade, o jogador mais técnico do futebol alemão acaba de pen durar as chuteiras. Para este infeliz talento, "mente sã em corpo são" nunca passou de um rifão sem sentido.
Março de 2006, treino de rotina no Bayern de Munique; o médio Sebastian cai e grita de dor... 3 dias depois estava a ser operado ao joelho direito, pela... 5.ª vez. O "mal dito joelho" que já o impedira de jogar no Mundial 2002 e do Euro 2004, acabava de lhe matar o sonho de representar a "Mannschaft" no Campeonato do Mundo organi zado pela própria Alemanha, no último Verão. A lesão depressa degenerou numa grave depressão nervosa que obrigou o futebolista a internamento psiquiátrico, na mesma clínica que o tratara 3 anos antes.
Nesse ano de 2003, Sebastian tivera de ser internado durante duas semanas para curar-se de uma depressão profunda, causada pela angústia das sucessivas lesões no joelho, que fora já operado 4 vezes em 4 anos. Para trás, ficara também uma ope ração aos abdutores e um sem-número de outros problemas físicos graves. Deisler acabou por abandonar a carreira futebolística, não apenas por causa das lesões, mas como ele próprio afirmou "Havia outras coisas... ", em alusão aos problemas psiquiá tricos de que sempre falou abertamente.
a) Indica alguns traços da personalidade de Sebastian.
b) As características da sua personalidade terão influenciado a sua decisão em abandonar a carreira? Justifica a tua resposta.
c ) Sebastian recorre, mais do que uma vez, a tratamento psiquiátrico. Parece-te que pode ria ser mais benéfica a consulta a um psicólogo? Justifica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário